Moto Explorer

October 4, 2012 - Viagem de motocicleta ao Uruguai – dia 01

October 4, 2012 -  ?> | 4 comments | Viagem

viagem uruguai motocicletaResolvemos deixar passar alguns dias do retorno de nossa viagem de motocicleta ao Uruguai para poder relatar com mais calma e isenção.  A viagem foi ótima, o único senão foi o forte calor que pegamos em Colonia del Sacramento e na volta, pelo interior do Uruguai. Esta viagem totalizou 3615 km e foi realizada em 7 dias. Atravessamos três estados e o Uruguai inteiro, na ida pelo litoral e na volta pelo interior. Passamos por uma tempestade na Serra Gaúcha, com direito  a granizo, e pancadas de chuva na volta. Um pouco de frio na madrugada em Rocha, UY, e em General Carneiro, PR.
Enfim, de tudo um pouco. Foi uma ótima viagem, primeira vez para nós dois e concluída de forma tranquila e sem sobre-saltos. Obrigado pela leitura e comentários!

Saímos logo cedo, pois na noite anterior já havíamos deixado tudo pronto, só faltava colocar as tralhas no bauleto e instalar a mala tanque. O GPS já armazenava os pontos de parada e o mapa do Uruguai (obtido através do Proyecto Mapear). Nosso destino para o primeiro dia a cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha. Pegamos a BR-116 e seguimos o conhecido caminho até Lages, cidade pela qual passamos em nossa viagem para a Serra do Rio do Rastro. Por ser uma sexta-feira, até que o trânsito estava tranquilo. Novamente paramos em Mafra para abastecer e tomar um café.

Seguimos em frente e a próxima parada  foi já em Lages, onde encontramos um casal de São Bernardo do Campo que estava voltando do Uruguai. Acompanhando este casal estava o irmão em um carro. Ali trocamos informações a respeito das estradas e batemos um bom papo antes de nos despedirmos. Eles viajavam em V-Strom DL-1000, praticamente sem bagagem (estava tudo no carro!). Aproveitamos para fazer um lanche pois já passava do meio-dia.

A partir daqui a estrada era desconhecida para mim e logo adiante passaríamos por mais uma divisa de estado, desta vez Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, com direito a foto na placa. E o Uruguai cada vez mais próximo. Logo depois saímos da BR-116 e passamos a percorrer a RS-122, estrada bem menor mas com pouco movimento. Só que nesta região e naquele horário, as nuvens de chuva já estavam bem adiantadas, só esperando os incautos. Rodamos um bom tempo só vendo o paredão de nuvens e água à nossa frente quando , finalmente, entramos nele. Primeiro uma chuva fraquinha e após passar o rio das Antas uma tempestade de verão com direito a granizo. As roupas novas da Patrícia foram aprovadas, com louvor, e a minha nova bota também! Os pés se mantiveram secos, apesar do dilúvio que descia a serra. Caxias estava logo ali à frente.

Chegamos as 16:15 no hotel Ibis, quase em frente ao Shopping Iguatemi, para onde fomos jantar, ou se preferirem, fazer a primeira refeição decente do dia. Depois cama pra que te quero, afinal foi o nosso primeiro grande trajeto em cima da moto, 577 km rodados. Mal sabíamos que no dia seguinte bateríamos todos os recordes da viagem.

Neste primeiro trecho o consumo da moto oscilou entre 21 e 22 km/l. Muito bom, mas as estradas aqui tiveram muitas serras e curvas.

Leia como foi o segundo dia da viagem ao Uruguai.

Divisa de estado entre SC e RS

Share
Curitiba - Caxias do Sul - 06 de janeiro de 2012
Curitiba, PR Caxias do Sul, RS
571 8:44 Sol, 25
65,3 Mapa

Deixe o seu comentário

4 comentários para este artigo.

  1. Moto Explorer :: Viagem Uruguai 2012 - preparativos :: Moto Explorer on 12 October 2012 10:52 am

    […] a esta página e quiser saber como foi a viagem, siga os links abaixo:Primeiro dia da viagem, Curitiba – Caxias do Sul;Segundo dia da viagem, Caxias do Sul – Rocha (UY);Terceiro dia da viagem, Rocha – […]

  2. Moto Explorer :: Segurança V-Strom: troca dos pneus :: Moto Explorer on 19 March 2013 10:03 pm

    […] da banda estava bem pouco espesso, até mole, resultado das retas que encontramos na viagem ao Uruguai. O pneu estava com o aspecto quadrado, chato e agora com o novo pneu pode se perceber a diferença […]

  3. Moto Explorer :: Sem classificação Voltando para o Uruguai - Moto Explorer on 27 December 2014 11:05 am

    […] vez ficaremos três dias parados em visita, ao contrário da nossa última viagem ao Uruguai, o que permitirá conhecer novos locais e descansar, só um pouco, pois quem viaja de moto já sabe […]

  4. Moto Explorer :: Viagem Viagem ao Uruguai, dias 04 e 05 - Moto Explorer on 12 April 2015 9:45 pm

    […] algumas pequenas cidades do interior uruguaio e logo estávamos na ruta 1, conhecida nossa da outra viagem. E a partir de agora descobrimos como deve ser o vento patagônico, porque pegamos uma forte […]

Deixe um comentário

*