Moto Explorer

May 15, 2011 - Suzuki V-Strom DL-650

May 15, 2011 -  ?> | 1comment | Motos

Depois de ter passado um ano com a Honda XRE-300 mudei para uma Suzuki V-Strom. E que mudança! Não é possível compará-las, pois são motocicletas muito distintas e uma tem mais do que o dobro de potência e cilindrada que a outra. A principal razão para ter comprado a V-Strom foi o desejo de fazer viagens longas.

A V-Strom DL-650 tem 650 cm³ e potência de 67 CV a 8.800 rpm, fornecendo um torque de 6,12 kgf.m a 6.400 rpm. Números bons para andar por aí!

E é exatamente isto o que você sente na estrada: potência disponível para acelerar sem muitas trocas de marcha (e são 6). Outra coisa que chama a atenção é o conforto do piloto e garupa, além da proteção do parabrisas, ainda que, para a minha altura, seja difícil escapar da turbulência. Em compensação, você fica livre da chuva e dos insetos!

Minha primeira viagem foi para a Serra do Rio do Rastro (ainda será publicado um relato) e pude sentir o que acabei de dizer. É muito confortável e segura para fazer ultrapassagens. Basta acelerar, em sexta marcha, mesmo!

Seu motor é em “V” a 90°, sendo que o cilindro da frente parece que vai cair e o de trás fica completamente escondido. A refrigeração é líquida com radiador colocado à frente. Tem, ainda um pequeno radiador de óleo, mas este é colocado muito próximo do escape, por mais paradoxal que pareça!

Os comandos, nos manetes, estão bem posicionados, sendo de fácil acionamento. O painel é analógico, tanto para o velocímetro, como para o tacômetro, mas entre os dois um pequeno painel, em LCD, trás informações importantes, como volume de combustível no tanque, temperatura do líquido de arrefecimento, luzes espia para a pressão do óleo e temperatura do motor, odômetro total, parcial 1 e parcial 2. Tem um led vermelho que aponta para algum problema com a injeção eletrônica.

Mas o mais importante: a moto foi aprovadíssima pela garupa! Logo mais o nosso relato da viagem.

Para quem quiser saber mais sobre este modelo, sugiro a artigo Suzuki DL650 V-Strom – Teste Completo do Motos Blog.

Share

Deixe o seu comentário

Um comentário para este artigo.

  1. Luiz on 24 May 2011 4:22 pm

    Parabéns pela motoca Renato. Muito bonita!! Na minha futura casa eu já deixei um espaço pra ter uma. Mas entre eu convencer a patroa e comprar a moto tem uma longa estrada, a qual eu devo fazer de bike, ou seja devagar…

    Abraço

Deixe um comentário

*