Moto Explorer

June 27, 2011 - Concórdia – SC

June 27, 2011 -  ?> | 6 comments | Viagem

Neste feriadão do Corpus Christi fui à cidade de Concórdia, onde a Patrícia faz o seu pós-doc. São apenas 400 km de Curitiba pelas rodovias BR-476 e BR-153. Ambas em péssimo estado no estado do Paraná e um tapete do lado catarinense. Pelo visto os representantes do povo não estão fazendo o seu trabalho 😉

A ida, na quinta-feira foi bem tranquila com poucos carros e tempo nublado até a divisa, entrando em Santa Catarina um belo sol.

Em São Mateus do Sul, em um posto que sempre paro para tomar um capuccino, encontrei um grupo de motociclistas de São José do Rio Preto, indo para Fraiburgo, terra da maçã. Saindo de um calor terrível, já estavam reclamando do frio! Na estrada vi mais dois motociclistas com motos custom e um cara com uma Shadow, solo, que andamos juntos por um tempo.

Mas o feriado foi de tempo nublado e chuva. Desta vez saímos muito pouco pela região e acabamos apenas no sábado indo visitar a igreja do Pinheiro Preto, uma antiga igreja, construída no tempo da colonização pelos italianos e transportada da região alagada pela represa de Itá para Concórdia. Mas aviso, só com o GPS você encontra a igreja!

Demos mais umas voltas e no contorno norte, um desvio para os caminhões que seguem à Sadia, descobri uma pequena rua asfaltada. Entramos nela e seguimos, a região ali é muito bonita e logo demos no Aeroporto Municipal de Concórdia. Ele existe! Taí a foto para provar!

Dizem que uma empresa vai oferecer voos para Curitiba algumas vezes na semana. O aeroporto mais próximo, com voos para cidades grandes fica em Chapecó.

Na volta do aeroporto tiramos uma foto com Concórdia ao fundo. A cidade fica em um vale e, naturalmente, é rodeado de encostas com casa por tudo quanto é lado e com cada ladeira que dá até medo de subir (ou descer).

A noite fomos ao apartamento do casal Ricardo/Vanessa, colegas de trabalho da Patrícia, um casal de gaúchos gente da melhor qualidade, que nos ofereceu um churrasco pra lá de bom. E a chuva caia forte! Saímos tarde do churrasco e o meu plano era sair cedo para evitar o tráfego, mas chuva caiu a noite toda e pela manhã ainda garoava forte.

Não teve jeito, saí com chuva mesmo, e foi assim até passar o trevo para Chapecó, onde o asfalto estava seco mas o frio intenso. Eu estava congelando! Já descobri que, para nós do sul do Brasil, as manoplas aquecidas não são um luxo, são uma necessidade. E botas decentes, claro. Preciso arranjar um par imediatamente que seja quente e impermeável!

Na chuva voltei pilotando com mais cuidado e na pista seca pude impor uma velocidade maior. Nenhum imprevisto, nenhum acidente em todo o trajeto, foi mesmo uma viagem tranquila.

A V-Strom é uma moto muito boa para viagens. Fiz esta viagem solo, podendo apreciar melhor a moto, com suas ótimas retomadas de velocidades e segurança ao fazer curvas. Dá vontade de seguir viajando!

De Curitiba para Concórdia, dia 23/06/2001
410,5 4:43 Chuva,  10
86,7 169  Mapa

Deixe o seu comentário

6 comentários para este artigo.

1. Patricia Bilotta on 27 June 2011 10:53 pm

Pois é, que aventura hein?! Já repassei o link do artigo para os nossos amigos gaúchos tche! Beijos.

2. Vanessa Gressler on 28 June 2011 9:19 am

Adoramos ter recebido a visita de vocês. O churrasco realmente estava bom, mas é claro que a boa conversa foi um dos pratos principais. Abraços, Vanessa e Ricardo.

3. Ricardo Steinmetz on 28 June 2011 12:31 pm

Bah! Renato, tu tinhas que ter ficado aqui até hoje, iria trocar a chuva na estrada por um friozinho de -3°C!!!
    Hehehe
    Seja bem vindo novamente quando puder.
    Abração!

4. Rodrigo Stulzer on 28 June 2011 2:18 pm

Tenho um tio que mora aí a uns 40 anos. Já passei algumas férias pela cidade 🙂

5. RICARDO STEINMETZ on 9 January 2012 7:26 pm

olá pessoal espero conhecer pessoas que tenham o nome e sobrenome igual ao meu. meu telefone é 48-99517698

6. Moto Explorer :: Viagem Viagem de motocicleta ao Uruguai dia 06 - Moto Explorer on 9 October 2012 9:10 am

[…] para nós. Ao atravessar o rio Uruguai, sempre ele, entramos em Santa Catarina para pernoitar em Concórdia, na casa de nossos amigos Vanessa e Ricardo, que nos receberam tão bem  e ainda por cima […]