Moto Explorer

June 19, 2011 - São Bento do Sul

June 19, 2011 -  ?> | 2 comments | Viagem

São Bento do SulDomingo, dia dos namorados, a patroa e eu fomos dar uma voltinha, 290 km na verdade! Saímos com destino a São Bento do Sul, cidadezinha simpática localizada no norte de Santa Catarina, bem próxima da divisa com o Paraná. Segundo a Wikipédia, os primeiros habitantes eram provenientes da “Áustria, Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Checoslováquia e mesmo do Brasil“.

Resultado: cidade limpa, bem organizada e linda. Vale o passeio, que desta vez foi feito às pressas. Uma visita ao site da prefeitura revela os eventos da cidade para todo o ano, incluindo a conhecida festa da Schlachtfest.

Pensávamos em almoçar no restaurante Scheune mas o fato de termos saído tarde de Curitiba, por causa da neblina, fez a gente só rodar pelo centro e seguir para Pirabeiraba, onde pegamos a BR-101, de volta a Curitiba. O restaurante Scheune, celeiro em alemão, é ótimo, servindo tradicionais pratos da gastronomia alemã. Agora um aviso, a comida é forte, então cai muito bem no inverno! Como sobremesa um excelente Apfelstrudel.

Passeamos um pouco pela centro da cidade para tirar uma fotos e logo pegamos a estrada em direção a Campo Alegre, para descer a Serra da Dona Francisca. É uma serra bem charmosa, mas bem mais curta e não tão alta como a Serra do Rio do Rastro. Mas vale o passeio! Tem um mirante, logo após o começo da descida, de onde se pode avistar o vale formado pelo paredão da serra do Quiriri. Domingo tem muitos visitantes e motociclistas, tornando o trânsito um pouco agitado.

No final da descida, na localidade de Rio do Prata, tem uma série de lanchonetes com pastéis feitos na hora de diversos sabores. Foi ali que paramos para almoçar, isto já era umas 15:00.

Depois de alguns deliciosos pastéis, continuamos pela estrada até Pirabeiraba, onde pegamos a BR-101 e seguimos direto para Curitiba. A rodovia estava com um bom movimento, mas a subida foi tranquila e rápida, sem nenhum incidente.

É o segundo passeio mais longo que faço com a V-Strom e continuo perplexo com a moto. Muito boa na estrada, pode se manter uma velocidade cruzeiro alta com baixa rotação do motor. O consumo foi de 21,4 km/l, o que é muito bom, considerando uma subida de serra.

O nosso roteiro foi: saída de Curitiba pela BR-116 até um pouco a frente de Areia Branca dos Assis (ou antes de chegar a Quitandinha), entrada à esquerda em direção a Agudos do Sul, pela PR-057, pegar á direita, na PR-281, em direção a Pien. Já em Santa Catarina, seguir pela SC-301 até São Bento do Sul e continuar nela até alcançar a BR-101.

[slide]

 Viagem para São Bento do Sul, no dia 12 de junho de 2011
Curitiba, PR São Bento do Sul, SC
110 1:45 Sol, 25
75,5 149  Mapa
  Volta para Curitiba, passando na Serra de Dona Francisca, no dia 12 de junho de 2011
São Bento do Sul, SC Curitiba, PR
168,8 2:03 Sol, 25
75,5 149  Mapa
Share

Deixe o seu comentário

2 comentários para este artigo.

  1. du on 19 June 2011 11:40 am

    Oi Renato! Parabéns pela nova empreitada, ficou bem bacana.

  2. Jean C. Raduenz on 20 June 2011 11:10 am

    Parabens pelo passeio Renato.
    Não conheço a serra dona Francisca, esta nos meus planos tbem.

    Adorei a parte dos dados GPS, principalmente os tracks.

    Abs

Deixe um comentário

*