Moto Explorer

August 21, 2011 - Livro: Motocicleta

August 21, 2011 -  ?> | 2 comments | Livros, Motos

Acabei de ler o livro do Fausto Macieira: Motocicleta, a evolução das máquinas que conquistaram o mundo (ISBN: 978-85-7881-023-8, formato: 20,5 x 27,5 cm, 272 páginas). O autor, que já foi piloto, foi também repórter de algumas das principais revistas e jornais brasileiros, escreve sobre a historia das motocicletas, desde o seu nascimento até os dias atuais.

O livro é dividido em 4 partes: I- Raízes; II- O admirável mundo novo; III- A invasão japonesa; e IV- O descobrimento do Brasil. As partes que mais gostei foram justamente as três primeiras por contarem a gênese das motos, o desenvolvimento pós-guerra e a história por trás de cada marca. Na última parte o autor faz uma boa apresentação da indústria brasileira, seus lançamentos e números, em uma coleção de dados para deixar qualquer um, que não seja estatístico, tonto!

Tirando alguns deslizes em termos de engenharia, o livro é muito bem escrito e gostoso de ler, mesmo o capítulo coalhado de números. Eu adquiri o livro por R$75,00, o que não chega a ser um livro barato, mas dado o ineditismo deste é um valor bem pago.

Outra avaliação sobre este livro pode ser lida aqui: A Evolução das Motos.

Com este artigo inauguro uma categoria nova, Livros, onde procurarei fazer uma sinopse das minhas leituras onde tiver uma motocicleta, sejam livros técnicos ou não.

Se tiver alguma sugestão de leitura, por favor, deixe nos comentários!

Share

Deixe o seu comentário

2 comentários para este artigo.

  1. Rodrigo Stulzer on 23 August 2011 10:55 am

    Pega o Ghost Rider com o Luiz. É uma aventura de milhares de quilômetros do Neil Peart com uma BWM 1100GS. Muito bom!

  2. Renato on 23 August 2011 2:04 pm

    Já pedi para ele, só falta buscar!

Deixe um comentário

*