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January 19, 2023 - Funções escondidas no painel da GS 1200

January 19, 2023 -  ?> | No comments | Dicas, Manutenção, Motos

Quem tem a GS 1200 de ano de fabricação até 2012 sabe que o painel dela é razoavelmente completo para a idade do projeto, mas não sabe das funções escondidas no painel da GS 1200. Escondido não é bem o termo, mas que não estão ativadas. Recentemente saiu uma repostagem no portal UOL comentando sobre os carros e funções não ativadas seja pelo modelo, seja por preguiça da concessionária.

Nesta moto não é diferente. Quando se liga o aquecimento das manoplas não há nenhum aviso no painel, mas ao se ativar esta função logo aparece no quanto inferior direito os ícones para od dois estágios de aquecimento. Veja nas fotos.

Painel mostrando o aquecedor de manoplas no estágio 1.
Painel mostrando o aquecedor de manoplas no estágio 2.

Pode parecer apenas cosmético, mas se a função existe, porque não deixá-la ativada? Foi o que fiz e logo mostro como é possível fazer isto. Existem ainda as opções de mostrar a temperatura dos pneus, a pressão já é mostrada, e ainda o horímetro, que dá as horas de funcionamento do motor. Função esta recomendada mais para quem gosta de saber detalhes mais específicos sobre o tempo de funcionamento.

Como fazer

Para ativar estas funções escondidas no painel da GS 1200 fabricadas até 2013, ou seja o modelo refrigerado a ar, você precisa de um leitor de ODBII, no caso, um que funcione nas motos BMW. Eu comprei na Alemanha o UniCarScan UCSI-2000 com o cabo para as motos até 2017, que tem o soquete redondo.

ODBII que funciona nas motos BMW!

A recomendação por este ODBII é que ele funciona, ou seja, ele grava as modificações realizadas no software. Sei que existem vários modelos no Aliexpress, mas alguns apenas fazem a leitura e não fazem a gravação. Na página do vendedor há uma relação de aplicativos para os carros da BMW. Esse adaptador funciona com Bluetooth, então é necessário emparelhar antes de começar a mexer. Alguns outros adaptadores também funcionam: OBDLink LX / MX e Viak Vscan.

Já o aplicativo para a leitura e navegação em todas as funções da moto tem de ser comprado na versão que permite gravar, caso contrário só fará a leitura. Por outro lado você pode experimentar a versão lite para saber se está tudo funcionando antes de pagar a licença que permite gravar. O aplicativo é este aqui: MotoScan für BMW Motorrad e só para Android. Não há para iOS e nem intenção de portar!

Na página do aplicativo existem muitas queixas de não funcionar corretamente, mas é ou por causa do adaptador, ou o usuário. O meu funciona perfeitamente mesmo usando em celular Android muito antigo!

O aplicativo

O aplicativo é simples, mas uma tradução não totalmente completa dificulta um pouco o manuseio. Talvez por usar um celular antigo com Android 4 ou 5 seja a razão! Atualmente até que tem bastante coisa em português, mas ainda tem funções totalmente em alemão. Quando você abre pela primeira vez a página inicial vem com os modelos de motos da BMW e da Husqvarna. Basta clicar em Serie R, o modelo da GS 1200 e depois em K25, os modelos a ar. Na página mostrada abaixo eu coloquei o modelo k25 como favorito e uma foto da moto, de tal forma que basta clicar na foto para entrar nas funções. Para que tenha acesso as informações da ECU você deverá deixar a chave da moto na posição on, não sendo necessário ligar o motor.

Página inicial do MotoScan.
Modelos da Serie R.

Alterar as funções

Agora vamos navegar pelas funções. Para a mudança desejada deve emos ir em Painel de Instrumentos (Kombi) e clicar.

Clicar em Painel de Instrumentos.

Agora a página mostrará várias opções e você deve rolar a página até encontrar Codificação.

Clicar em Configuração.

Novamente abrirá outra página e agora você rolará a página até encontrar a função que mostrará a temperatura dos pneus no caso de tua GS 1200 ter o sensor de pressão instalado. Neste caso clique em RDC_TYRE_TEMP que abrirá um menu para escolha. Provavelmente estará marcado como nicht_aktiv e neste caso você deverá escolher aktiv. O que significam estes comandos? nicht_aktiv significa desligado e aktiv significa ligado. Assim, se desejar mostrar a temperatura dos pneus basta mudar para aktiv e em seguida clicar em PERFORM CODING que salvará a escolha. Pronto, agora ao pressionar o botão Info no punho esquerdo, logo após a pressão dos pneus aparecerá a temperatura em graus Celsius, padrão para o modelo.

Clicar em RDC_TYRE_TEMP para acessar as opções.

Para colocar os símbolos das posições de aquecimento o procedimento é o mesmo e você deverá procurar por HEAT_PUSH_BUTTOM, ou botão do aquecimento (de manopla). Aqui você encontrará duas opções para escolher: heizung_per_taster e heizung_per_schalter, você deverá escolher a opção heizung_per_taster e, logo em seguida clicar em PERFORM CODING para gravar. Pronto, agora ao escolher aquecer a manopla verá no painel a posição com um ponto e a posição com dois pontos, está última com mais potência de aquecimento.

Clicar em HEAT_PUSH_BUTTON.

A última alteração é mostrar a quantidade de horas da viagem, ou seja, um horímetro. Talvez seja de pouca utilidade para alguns, mas eu gosto de ter a maior quantidade de informações possíveis. Assim, se zerar antes de sair, poderá contabilizar a duração da viagem.

Clicar em HOUR_METER.

Neste caso basta trocar de nicht_aktiv para aktiv. Clicar sempre que alter algum dado em PERFORM CODING para salvar as opções alteradas. A função das horas de funcionamento será mostrado a partir do botão que tem no painel para mostrar a quilometragem de trip1 e trip2, que agora terá uma terceira função para mostrar, as horas de funcionamento, como pode ser visto na foto abaixo.

A quantidade de horas da viagem.

Como podem ver, é bastante fácil fazer as alterações, mas alguns cuidados devem ser tomados: não altere nada que você não possa voltar atrás, porque pode correr o risco de alterar alguma codificação vital, e pelas quais eu não assumo qualquer responsabilidade, ficando por conta e risco de cada um. As informações mostradas nas fotos acima foram feitas a partir de um celular antigo, com Android 4 ou 5, portanto, em um celular com Android mais atual algumas funções podem estar com nomenclatura diferente. Quando tiver um celular com Android mais atual eu trocarei as fotos para manter o blog atualizado. (Atualização, mesmo com um celular com android mais atualizado as páginas são iguais.)

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