Moto Explorer

Arquivo

September 20, 2011

Tudo o que você encontra neste site é para você compartilhar e usar sob a Licença Creative Commons. Você não precisa enviar um email para nós pedindo permissão para usar uma fotografia ou um artigo, use-os sem se preocupar. Todos as medias são produzidas com cuidado e nós mantemos um arquivo de milhares de fotos em sua resolução e formato original. A única coisa que pedimos a você é que o crédito das fotos, dos artigos ou filmes seja devidamente dado ao MotoExplorer ou aos proprietários deste blog. Outra coisa que deve ser lembrada é que não autorizamos o uso com finalidades comerciais. Avise-nos se precisar de algo. Nota: Marcas, logos e trabalhos com créditos, que não os nossos, não podem ser compartilhados, portanto não os use!

Clique nos títulos dos artigos ou no mês/ano para ver um sumário do período. Boa leitura.

• Jan 2023
  • Funções escondidas no painel da GS 1200

Quem tem a GS 1200 de ano de fabricação até 2012 sabe que o painel dela é razoavelmente completo para a idade do projeto, mas não sabe das funçõe ...

• Mitas E-07+

Para a próxima viagem precisarei de um pneu que suporte estradas de chão e tenha boa durabilidade em uso no asfalto. Equação difícil de resolver, ...

• Dec 2018
  • BMW R 1200 GS Adventure

Como havia comentado no artigo anterior, depois da volta de Ushuaia eu resolvi trocar de moto, fazer um downgrade, de certa forma. Não que a Tex ...

• Ushuaia volta

Volta para casa Décimo-primeiro dia de viagem Ushuaia - Rio Gallegos 12/01 -> 590 km Depois de onze dias em viagem, contados no relat ...

• Ushuaia

Primeiro dia de viagem Curitiba - Passo Fundo 02/01 -> 543 km O ponto de encontro foi o posto Petrobras do parque Barigui. Praticamente todos os vi ...

• Feb 2018
  • Mitas E-08

Os pneus originais foram trocados com a marca de 17.928 km. Poderia andar mais uns 2000 km, mas o balanço que a moto experimentava ao passar por imper ...

• Aug 2017
  • V Encontro Iron Butt Brasil em Bombinhas

Como já virou tradição, todo ano tem encontro do Iron Butt Brasil no feriado de Tiradentes. E o V Encontro Iron Butt Brasil desta vez foi a qui pertin ...

• CC50 do Pacífico ao Atlântico

Como foi dito no artigo anterior, a viagem para o Chile tinha a motivação de fazer na volta o CC50 que seria vir do Pacífico ao Atlântico em menos de ...

• Argentina e Chile 2017

Depois de um tempo longe das viagens longas, arrumamos um desafio para fazer: o CC50. Sobre isto contarei em outro artigo. O objetivo aqui é relatar c ...

• Jul 2016
  • Iron Butt até Brasília

Mês de férias escolares, Moto Capital no DF, que tal fazer um Iron Butt até Brasília? Sim, teve o convite do amigo Balcewicz que iria dar um pulo até ...

• May 2016
  • Tiger Explorer 1200

Desde janeiro estou a com a Tiger Explorer 1200. Aproveitando a queima realizada pela Triumph, já que a nova versão chegará logo, a fábrica começou a ...

• Apr 2016
  • Atualização de Mapas no GPS

GPS Garmin Zumo 390 LM Volta e meia vejo alguém pedindo ajuda para fazer a atualização de mapas no GPS Garmin Zumo. Como é algo bastante simples vou ...

• Jan 2016
  • Iron Butt

Antes de mais nada, o que é um Iron Butt? É um grupo de pilotos que tem por objetivo viagens de longa duração realizadas em um determinado tempo. O pe ...

• Sep 2015
  • Rastro da Serpente e Caverna do Diabo

Desta vez, além de revisitar a Estrada da Serpente, o roteiro incluiu uma visita a famosa Caverna do Diabo. O companheiro e autor do roteiro dessa via ...

• Aug 2015
  • Tiger 800 suporte para GPS

Desde que comprei a Tiger 800 eu procurava por um bom suporte para GPS. Não achei e por isso desenvolvi um. Ele é facilmente montado junto a ferragem ...

• Jun 2015
  • Viagem ao Uruguai, dia 11 e 12

Dia 12 e 13 de janeiro/2015 Finalmente a direção da moto agora é para casa. Viajar é bom, mas voltar para casa é ótimo. Claro, já pensando na próxima ...

• Viagem ao Uruguai, dia 10

Dia 11 de janeiro/2015 Mais um dia de descanso. Quer dizer, descanso da moto, por que o dia vai ser de caminhada. Ao fazermos longas viagens de moto ...

• May 2015
  • Viagem ao Uruguai, dia 09

Dia 10 de janeiro/2015 Após um bom descanso em Rio Grande, era hora de acordar, tomar um café reforçado e chegar a bela Cambará do Sul, ainda no Rio ...

• Apr 2015
  • Viagem ao Uruguai, dia 08

Dia 09 de janeiro/2015 Destino: Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Para isso precisaremos atravessar todo o Uruguai em um único dia. Acordamos cedo, t ...

• Viagem ao Uruguai, dias 06 e 07

Dia 08 de janeiro/2015 Depois do passeio por Colonia del Sacramento a direção para hoje é a capital uruguaia, Montevidéu. O trecho é curto, apenas 20 ...

• Viagem ao Uruguai, dias 04 e 05

Dia 06 de janeiro/2015 Hoje seria o dia de entrar no Uruguai e tentar chegar a Colonia Del Sacramento pela costa oeste do país. Digo tentar por que o ...

• Mar 2015
  • Viagem ao Uruguai, dia 03

Dia 05 de Janeiro/2015 O terceiro dia da nossa viagem ao Uruguai começou com um bom café da manhã na Pousada. Somente as minhas costas é que doíam te ...

• Feb 2015
  • Viagem ao Uruguai, dia 2

Dia 04 de janeiro/2015 Continuamos pela BR-158 em direção ao sul, em nossa viagem ao Uruguai. O calor já começava a dar as caras, mas viajar nesta ép ...

• Viagem ao Uruguai, dia 1

Dia 03 de janeiro/2015 Finalmente chegou o dia da viagem ao Uruguai. Amanheceu nublado e havia previsão de chuva, o que veio a se confirmar. A primei ...

• Dec 2014
  • Voltando para o Uruguai

Depois de um longo e tenebroso inverno sem moto finalmente poderemos viajar. A escolha recaiu novamente sobre o Uruguai, pois na Primeira vez fizemos ...

• Nov 2014
  • Malas de Alumínio

Pensando na viagem do início do ano, saí em busca das malas de alumínio ou baús, como chamam alguns. Fiz uma boa pesquisa, consultei amigos, lojas na ...

• Tiger 800 ABS

Finalmente, depois de um bom tempo sem moto antecipei o meu aniversário e me presenteei: uma bela Triumph Tiger 800 ABS na cor azul. Linda que só ela! ...

• Mar 2013
  • V-Strom: troca dos pneus

Chegou a hora: depois de 19660 km a minha V-Strom passou pela troca dos pneus. Saem os originais Bridgestone e entram os famosos Michelin Anakee 2, fa ...

• Serra do Corvo Branco

Mais um roteiro especial para quem curte o mototurismo: Serra do Corvo Branco em Urubici, na serra Catarinense. E vou adiantando: o lugar é simplesmen ...

• Feb 2013
  • Rastro da Serpente

O passeio Rastro da Serpente em plena segunda-feira de carnaval, dia ideal para conhecer um dos roteiros moticiclísticos que despontam na região Sul- ...

• Dec 2012
  • Suporte para GPS na moto

Desde a nossa primeira viagem que venho pensado em ter um suporte para GPS na moto melhor do que o que usei. O GPS fica em uma bolsa impermeável, boa ...

• Oct 2012
  • Festival de tortas em Carambeí

O terceiro festival de tortas de Carambeí foi o passeio deste sábado. Saímos de Curitiba ao meio-dia com um dia típico de Curitiba: frio e n ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai - dia 07

O último dia da nossa viagem ao Uruguai está acabando. Faltam apenas 400 km para chegarmos em casa. E esta estrada já conhecemos bem: a BR-153 e depoi ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai dia 06

Nosso sexto dia de viagem foi para cruzar o estado do Rio Grande do Sul, de cabo a rabo. Saímos de Santana do Livramento e seguimos até Erechim e depo ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai dia 05

Acordamos cedo para tomar o café da manhã, colocar a tralha na motocicleta e sair antes do calor começar. Como se fôssemos escapar do calor! Esse seri ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai dia 04

Este seria o dia de folga na viagem. De folga da motocicleta, claro. Nada como dormir em berço esplêndido, em um quarto decente, com banheiro decente ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai - dia 03

Mal esperamos o sol apontar para levantar e deixar o motel. Tralhas presas à moto, nem perguntamos pelo café da manhã! Pegamos a estrada e paramos nos ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai - dia 02

Segundo dia de viagem, acordamos cedo e fomos tomar o excelente café da manhã do  Hotel Ibis. Está bem, 8:30 não é tão cedo! Animados pelo descanso, m ...

• Viagem de motocicleta ao Uruguai - dia 01

Resolvemos deixar passar alguns dias do retorno de nossa viagem de motocicleta ao Uruguai para poder relatar com mais calma e isenção.  A viagem foi ó ...

• Aug 2012
  • Encontro real

Depois de algumas tentativas frustadas, finalmente o Marcelo, autor do blog MotordoMundo, veio à Curitiba e pudemos nos conhecer. Claro que marcamos u ...

• Jul 2012
  • Ilha Comprida - SP

Inverno aqui no sul com sol é tudo de bom. Pelo menos para quem vai sair de moto é garantia de céu azul. Com sorte até um pouco de calor! Neste doming ...

• Restaurante Scheune - São Bento do Sul

Aniversário da Patrícia merece um almoço diferente. E a comida alemã se encaixa bem neste inverno nem tão frio que  estamos passando. Saímos de Curiti ...

• May 2012
  • Graciosa pela estrada Dom Pedro

Este passeio foi para desenferrujar  a moto e o blog! Preciso terminar de escrever sobre as férias no Uruguai, falta tempo, enquanto isso, fomos dar u ...

• Dec 2011
  • Uruguai 2012 - preparativos

Finalmente a viagem esta saindo do papel. Foram vários dias de pesquisa, busca a hotéis e a definição da data de partida: 06 de janeiro. Como a escolh ...

• Instalando fonte 12 Volts

Fazia algum tempo que me programei para instalar uma fonte 12 V na V-Strom. Primeiro procurei um modelo que fosse bonito, bem acabado e barato. Pesqui ...

• Oct 2011
  • Parque Histórico de Carambeí

O passeio para Carambeí finalmente saiu e a nossa meta é conhecer o Parque Histórico de Carambeí. Depois de várias semanas com tempo ruim no domingo, ...

• Largo da Ordem, Curitiba

Todos os domingos, na feira do Largo da Ordem, em Curitiba, os motociclistas se encontram. Jogar conversa fora ou beber uma cerveja antes do almoço do ...

• Sep 2011
  • Livro: A Motocicleta

Este é um romance do autor André Pieyre de Mandiargues que gerou o filme A Garota da Motocicleta, de 1968. No filme os personagens principais são repr ...

• Aug 2011
  • Livro: Motocicleta

Acabei de ler o livro do Fausto Macieira: Motocicleta, a evolução das máquinas que conquistaram o mundo (ISBN: 978-85-7881-023-8, formato: 20,5 x 27,5 ...

• Motivos para dar uma volta

Existem motivos para dar uma volta de moto? O que você acha? Assista ao filme e inspiresse para aquela volta por aí, sem destino, mas cheia de prazer. ...

• Jul 2011
  • Husaberg 2012

Para quem gosta das motos, a sueca Husaberg,lançou a nova linha 2012. Os modelos TE125, TE250 e TE300 ainda são com motor 2 tempos, com aquele maravil ...

• Mais um rack para bicicleta

Bisbilhotando o Adventure Rider encontrei estas duas fotos mostrando um rack para transportar a bicicleta em uma V-Strom. Consultando o oráculo, de ...

• Guardrails assassinos

A ilustração deste artigo veio de onde existe uma campanha contra os guardrails (defensas metálicas) assassinos a Itália. A primeira vista você pod ...

• Jun 2011
  • Concórdia - SC

Neste feriadão do Corpus Christi fui à cidade de Concórdia, onde a Patrícia faz o seu pós-doc. São apenas 400 km de Curitiba pelas rodovias BR-476 e B ...

• Nova V-Strom 2012

Vazou na internet! Será mesmo? Duvido que uma empresa como a Suzuki dê uma cochilada desta. O novo lançamento estava previsto para o fim deste mês. Co ...

• São Bento do Sul

Domingo, dia dos namorados, a patroa e eu fomos dar uma voltinha, 290 km na verdade! Saímos com destino a São Bento do Sul, cidadezinha simpática loca ...

• May 2011
  • Um rack para sua bicicleta

Ando muito de bike por aí. E, às vezes, é necessário transportá-la, para um pedal mais longo, ou para iniciar em uma região mais afastada dos grandes ...

• Um tributo as clássicas

SQUADRA SUTGE, um grupo de apaixonados por corridas com motocicletas clássicas, no circuito de Jarama, durante o evento CLASSIC MOTO 2011 (classicmoto ...

• Serra do Rio do Rastro

A Garupa: O Renato e eu ficamos tão empolgados com o nosso último passeio de moto pela Serra da Graciosa que resolvemos conhecer a famosa Estrada d ...

• Uma moto diferente

Na viagem que fizemos para a Serra do Rio do Rastro, pernoitamos em Lages, SC. Em uma andada pela cidade, fomos conhecer o lago tanque que tem bem no ...

• Suzuki TU 250 X

Só para dar água na boca! A Suzuki americana lançou este modelo, Suzuki TU250X, em estilo retrô, com farol redondo, escapamento baixo, freio a disc ...

• Suzuki V-Strom DL-650

Depois de ter passado um ano com a Honda XRE-300 mudei para uma Suzuki V-Strom. E que mudança! Não é possível compará-las, pois são motocicletas muito ...

• Cuidado ao pilotar

Cesar Marchesini é um cartunista curitibano. Seu traço é leve e simples. Seu humor vai direto na veia. Por: Marchesini. ...

• Volta pela Graciosa

Alguns finais de semana atrás o Renato e eu aproveitamos o dia bonito em Curitiba para experimentar o novo brinquedinho dele, uma SUZUKI V-Strom 6 ...