Moto Explorer

May 1, 2016 - Tiger Explorer 1200

May 1, 2016 -  ?> | 19 comments | Motos

Tiger Explorer 1200Desde janeiro estou a com a Tiger Explorer 1200. Aproveitando a queima realizada pela Triumph, já que a nova versão chegará logo, a fábrica começou a queimar o modelo atual, agora antigo, para dar espaço ao novo modelo. E vale a pena?

Sim, começando pelo aumento de potência e terminando com o torque excepcional. Logo que fiz o test drive já percebi como essa moto tem boa ciclística. Ela deixa a Tiger 800 longe nesse aspecto. Sim, ela pesa bastante, 259 kg para ser mais exato, porém, ao entrar em movimento, parece uma bicicleta. Excelente.

Outros aspectos que não tinha não minha antiga moto são o controle de tração (com 3 modos), piloto automático e um computador de bordo com mais funções, aí incluído a temperatura do ar. Já usei o piloto automático e posso afirmar que faz uma diferença enorme, principalmente em trechos com muitas retas. Vai fazer a diferença nas próximas viagens para o sul do continente!

A potência também é um diferencial, não que a 800 foi ruim nesse aspecto, mas você põe uma sexta marcha e esquece da vida!

Tiger Explorer 1200

Passado 2 mil km só tive dois problemas até agora: a buzina (aconteceu o mesmo com a 800) e a bóia do tanque que não marcava direito. Ambos foram trocados na garantia e estão funcionado bem. Feita a revisão dos 800 km para troca de óleo do motor, óleo do cardã e o filtro do óleo, agora é só rodar até os 16 mil km quando será feita a próxima revisão.

Nas viagens que fiz pude perceber o conforto ao rodar graças ao banco bem ergonômico e ao parabrisa, que é bastante alto e com regulagem de inclinação. Coloquei o riser de guidão que eu tinha na Tiger 800 e a posição de pilotar ficou melhor ainda, mantendo os braços em uma boa altura.

Também aproveitei as malas de alumínio da Idea-Pro. Somente tive de comprar os suportes para a Tiger Explorer 1200, mas os antigos entraram como parte do pagamento. Por falar nisso, recomendo as malas de alumínio da Idea-Pro. São muito bem fabricadas e o Rodrigo tem um atendimento muito bom. Impossível não fazer negócio com ele!

Aliás, conversando com ele, quase fui para uma GS 1200, mas não apareceu nenhuma com o dono conhecido e achei melhor partir para uma zerada, pois pretendo ficar um bom tempo com essa moto. E nessa troca o que eu procurava era uma moto com transmissão por eixo cardã. Assim, apenas a Yamaha e a BMW entravam na escolha. A Yamaha, com sua política de não ter moto para test drive, além do preço congelado lá nas alturas ficou fora do páreo. A BMW nova nem pensar, o preço, para mim, é surreal.

Como ressalva eu coloco o consumo. Fiz uma média de 21 km/l, mas acho que foi excepcional, a média atual está por volta dos 17,5 km/l na estrada e pífios 13 km/l na cidade.

Antes que perguntem sobre o calor, uma vez que a 800 é conhecida por aquecer as pernas do piloto, a 1200 também esquenta, também puderá! Mas o calor é baixo, restrito mais a parte inferior do motor e a ventoinha não jogo o calor para as pernas do piloto.

Assim, esta na fase de namoro com a baixa quilometragem que rodei, mas estou gostando bastante da moto. Falta uma viagem longa, ou quem sabe, um Iron Butt, para tirar a prova dos nove!

Tiger Explorer 1200

Acessórios colocados até o momento: o riser de guidão, aproveitado da Tiger 800, uma extensão do para lama dianteiro, para diminuir a sujeira nos canos do escapamento, protetor de mãos e o tank pad, para proteger o tanque dos zíperes das jaquetas!

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19 comentários para este artigo.

  1. Salatiel on 1 February 2017 8:57 pm

    Amigo, tudo bem? Hoje tenho a tiger 800 e estou no mesmo caminho que vc, quero uma 1200, mas estou na dúvida se realmente vale o investimento… qual a sua opinião hoje depois de mais algum tempo com a moto??? Nas minhas escolhas estão a Explorer, gs1200 e yamaha 1200 com olhares para a multstrada da Ducati rsss

  2. Renato on 6 February 2017 7:57 am

    Olá, Salatiel. Dúvida boa, a sua! Qualquer uma das quatro escolhas suas te fará feliz. Eu já completei um ano de calendário e quase 15 mil km de odômetro e posso afirmar que estou muito satisfeito com a Explorer. Cada uma das que citou são boas e têm suas características próprias, vai do gosto. A nova Explorer parece estar melhor ainda, como pequenas modificações no motor, grande modificação na suspensão e com pneus maiores, tanto na frente como atrás. Uma boa opção quando eu resolver trocar a minha. Mas como eu prometi rodar no mínimo 50 mil km, ainda vai demorar. Sugestão: faça um test drive com as suas candidatas se for possível.

  3. Alessandri on 20 February 2017 6:40 am

    Bom dia Renato!poderia me esclarecer uma dúvida?!!em relação aos opcionais da 2017 Xcx tem muita diferença desta sua moto?pois estou na dúvida em comprar a zero pois está 65000 e terei que me descapitalizar ou comprar uma tiger explorer 15/16 com 2500km e quase 20000 a menos!o q acha?

  4. Renato on 20 February 2017 8:06 am

    Ola, Alessandri.

    Difícil responder a sua pergunta! A XCX vem com muitos opcionais, o que “justifica” o preço. A minha é equivalente a XR, uma versão mais road, porém a minha tem mais opcionais do que a XR atual.
    Se eu fosse pegar uma nova, seria uma XCX.

    Agora, se o dinheiro está curto, existem boas opções de Explorer, mesmo XC, que no mínimo te deixam com uma excelente moto. Os fabricantes lançam novos modelos cheios de coisas, mas que poucos usam, por isso acho interessante a ideia de pegar uma moto seminova. Procure as lojas da Triumph, eles sempre têm algumas que entram no negócio em boa situação de km e custo.

    No mais, excelente moto, vai fundo!

  5. Alexandre on 17 June 2017 11:00 am

    Olá Renato.
    Sou proprietário de uma Varadero há quase três anos. Vim de motos custom e ela me abriu uma realidade fantástica em ciclística, versatilidade e conforto.
    Como a Vara não vendeu muito, as opções de acessórios são sempre escassas e bem caras. Não tenho absolutamente nada a reclamar da moto, mas estou pensando em sair da corrente e ter um pouco mais de eletrônica.
    Não gosto da ST1200 , me recuso a pagar o preço de uma GS1200 e a Explorer considero bonita e adequada. Desta forma, eu não baixaria dos 1000cc. A Tiger 800 acho pequena e, pra mim, o peso não é uma preocupação.
    A partir de quando TEX possui freios combinados? Este é um mimo que me costumou mal e não gostaria de partir para uma moto sem este recurso.
    Obrigado!

  6. Renato on 20 June 2017 9:06 am

    Você já é o segundo a perguntar se a Tiger Explorer tem freios combinados. Ela não os têm! Os freios são individuais em seu acionamento e apenas quando entra o abs é que a frenagem se faz combinada, se é que podemos chamá-la assim.

    Obrigado pela visita!

  7. gismar silva vieira on 21 August 2017 10:32 am

    Bom dia Renato, estou querendo comprar uma TEX ela ja esta com 40 mil km e a minha preocupação é em relação ao eixo cardan que já ouvir dizer que tem que trocar com 100 mil km e o valor custa em média uns R$ 12.000 pode me dizer se e verdade? desde ja obrigado

  8. Renato on 21 August 2017 10:05 pm

    Olá, Gismar! Não ouvi até agora sobre quebra no cardã da Explorer, ao contrário das BMW. O que sugiro é fazer uma revisão com abertura do cardã para verificar o estado. Pode acontecer de quebrar, sim, mas neste caso é melhor comprar a peça fora, mesmo pagando o exorbitante imposto que ainda sia mais barato que na concessionária.
    100 mil km para estas mostos é fichinha. tenho um conhecido que está perto dos 60 mil e está muito satisfeito. Até agora somente pneu, pastilha e filtro de óleo.
    Boa sorte!

  9. JORLEI REDIGOLO GENOVA on 9 September 2017 9:47 am

    Bom dia , tenho uma tiger explorer 1200 ano 2014, apresentou um defeito ao mesmo tempo: não está funcionando a buzina e nem acendendo a lanterna traseira…. meu mecanico esta quebrando a cabeça e não detecta o defeito. sabe alguma coisa sobre este defeito.

    Obrigado Jorlei

  10. Renato on 10 September 2017 5:17 pm

    Não faço ideia! Sempre é bom dar uma olhada nos fusíveis e testar se chega corrente até os polos da lanterna e da buzina.

  11. Leandro on 30 September 2017 5:47 pm

    Bom dia! Estou querendo comprar uma TEX 2015. Porem moro em Salvador que é uma cidade bastante quente o ano inteiro e também possui bastante trânsito. Além das boas viagens, gosto de usar a moto às vezes para passear na cidade e às vezes ir ao trabalho. Estou bastante preocupado com o tal do calor do motor empurrado tbm pala ventoinha da moto. É algo muito desconfortável mesmo?? Como classifica esse calor na estrada e na cidade?? Abraços

  12. Renato on 2 October 2017 6:47 am

    Olá, Leandro.

    O calor da Tiger Explorer é relativo a potência do motor. Ou seja, ela esquenta, como seria de se esperar, mas eu não acho que seja inconveniente, como eram as Tiger 800 antigas. Já para uso na cidade, e eu também uso na cidade, ela não foi feita para isto!
    A temperatura sobe rápido e a ventoinha liga e desliga, até que você peguem um trecho mais limpo para a temperatura descer. Na estrada você nem vai notar nada diferente.
    Eu a considero uma motocicleta muito boa.

  13. Beto Vicente on 20 November 2017 6:06 pm

    Tenho uma TEX XCX 2017 e ela esquenta demais, usei Mocool para amenizar o problema, mais mesmo assim chega a incomodar sim quando se está no trânsito, já está com 1500km mais é pura alegria.. tirando as torradas nas pernas. Já na estrada você ainda sente o calor subindo, porém e mais tolerável

  14. Renato on 20 November 2017 9:03 pm

    Olá, Beto. Onde você mora? Aqui no sul não temos este problema! Claro, no trânsito pesado esquenta um bocado, mas são 135 CV embaixo do tanque gerando calor.

  15. Marco A Campos on 8 December 2017 10:32 pm

    Olá Renato!

    Estou pleiteando a compra de uma Tiger 1200, que possivelmente utilizarei na cidade tbm, neste caso, vc considera uma
    Moto confortável em termos gerais e custo beneficio?

  16. Renato on 9 December 2017 11:07 am

    Marco, é um bom custo-benefício, ainda mais se comprar uma usada com baixa quilometragem. Tenho um amigo que já rodou 72.000 km com a dele. E minha vai muito bem, só manutenção básica, como lubrificante, pastilhas de freio e pneu, este dois últimos trocados com quase 20.000 km! Para cidade acho ela grande e beberrona, mas vai de cada um.

  17. HAROLDO Maranhao on 28 May 2019 2:10 pm

    Comprei a 1200 xcx ontem e estou aqui na loja agora pra tentar devolver. Ontem a noite fui dar uma voltinha de 40km pra testar…. minhas 2 coxas das pernas estão queimadas e meus ovos quase que fritaram. Otima moto pra voltinha de demonstração. Sem fslar que ela se bate toda ao passar em buracos… Parece q vc está carregando panelas. 72.000 por isso? Vou tentar devolver pra comprar a bmw

  18. Renato on 11 July 2019 6:37 pm

    Puxa, Haroldo. Que pena que não se adaptou, é uma excelente moto. Vai gostar da BMW, mas lembre-se que não existe moto perfeita.

  19. Ricardo iarussi on 13 April 2021 4:06 pm

    Boa tarde meu amigo……sou um fã do off road..tenho uma crf 450x 2020 e amoooo fazer trilha……….acabo de comprar uma tiger 1200 ano 2016 explorer, ela esta com 14000km, qual o conselho que devo tomar quanto a manutençao dela…..

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