Moto Explorer

December 18, 2011 - Instalando fonte 12 Volts

December 18, 2011 -  ?> | 2 comments | Dicas

Instalando fonte 12 Volts motoFazia algum tempo que me programei para instalar uma fonte 12 V na V-Strom. Primeiro procurei um modelo que fosse bonito, bem acabado e barato. Pesquisei muito e acabei encontrando este modelo no Deal Extreme: http://cigarette lighter socket, custando a bagatela de pouco mais de R$12,00.

Para fazer a instalação da fonte 12 Volts usei uma serra copo de 30 mm e, ao contrário do que pensei inicialmente, consegui furar a carenagem apenas com a mão, girando lentamente e aplicando pouquíssima força. Furo feito foi só instalar o soquete. A ligação é direto na bateria, assim fica energizado mesmo com a moto desligada.

Fiz a verificação do funcionamento da fonte 12 Volts com um cabo USB ligado ao adaptador e tudo funcionou perfeitamente. Infelizmente a ideia de utilizar um cabo miniatura não deu certo. Nas fotos aparece o carregador da Garmin e um adaptador de 12 Volts para 5 Volts USB, mas o adaptador 5 V USB acabou não dando certo para usar com o Garmin e a bolsa à prova de água que comprei. O cabo USB que tenho tem o terminal no mesmo sentido do cabo, o que inviabiliza a colocação dele dentro da bolsa. Vou ter de usar o próprio carregador veicular do GPS Garmin, pois neste o terminal mini USB faz 90° com o cabo, permitindo a utilização da bolsa. Mais fios pendurados mas certeza de ter proteção para o GPS.

A ligação elétrica foi feito na autorizada Suzuki aqui de Curitiba, com isolamento dos terminais e passagem do cabo de forma a não aparecer.

Só para constar, meu amigo Mitio também documentou a instalação da tomada 12 V em sua moto: tomada 12 V na moto.

Este artigo faz parte da preparação para a nossa viagem ao Uruguai, agora em janeiro/2012.

Share

Deixe o seu comentário

2 comentários para este artigo.

Deixe um comentário

*