Moto Explorer

November 23, 2014 - Malas de Alumínio

November 23, 2014 -  ?> | 6 comments | Dicas

Malas de alumínioPensando na viagem do início do ano, saí em busca das malas de alumínio ou baús, como chamam alguns. Fiz uma boa pesquisa, consultei amigos, lojas na internet e alguns fabricantes nacionais. Sempre contrapondo as malas de alumínio com as de plástico. O que saltam aos olhos é o preço das marcas premium, quase todas importadas. Pior ainda é quando você consulta o preço na Europa. Realmente o custo Brasil é o que nos faz andar para trás. Para se ter uma ideia, trazer um jogo de malas de alumínio da Alemanha, pagar o frete e o imposto ainda te faz economizar alguns trocados. Quando já estava quase fechando um jogo de malas da Hepco & Becker lembrei de um fabricante, que por coincidência é aqui de Curitiba, a Idea-Pró.

Pedi ao Rodrigo para conhecer as malas de alumínio e quando lá cheguei fiquei muito impressionado com a qualidade. Mesmo não contando com uma capacidade produtiva que permita o investimento pesado em ferramental específico, a Idea-Pró oferece um produto com uma boa solução no acabamento dos cantos e da borda, vedação e fechadura projetada por eles mesmos, toda em aço inoxidável. Ao invés de rebites, a Idea-Pró optou pela solda, o que acabou ficando melhor, segundo a minha percepção. As cantoneiras são em alumínio fundido, as minhas em areia e as próximas já serão coquilhadas, com um acabamento ainda superior.

As malas laterais de alumínio são oferecidas, por padrão, em dois tamanhos: 36 e 41 litros, que servem em quase todas as motos com apenas um escape lateral. O suporte das malas é vendido a parte e segue o mesmo padrão de qualidade. As tampas podem ser aberta pela frente ou pro trás, permitindo bascular, ou em ambas, retirando a tampa fora. Existem ganchos na parte lateral da tampa para a amarração de carga.

Escolhi as minhas sem pintura, mas acabei aplicando papel contact internamente para diminuir a sujeira devido ao óxido de alumínio que sai com o atrito. E ficou muito bom, apesar do trabalho que deu. Diminui também o ruído metálico, pois o adesivo acaba abafando o som. Como opção as malas de alumínio podem vir em epóxi preto ou ainda envelopadas com algum tipo de adesivo que o cliente queira aplicar.

Fiz um bate e volta à Morretes e instalei as malas para ver se alterava muito o comportamento da moto, mas não notei nada, apenas a passagem nos corredores é que se torna mais complicada devido a largura total da moto, mas até dá para ir, com calma. Falta um teste definitivo com carga. Preciso arrumar uns sacos de arroz!

Se estiver interessado em adquirir as malas, entre em contato pelo site que o Rodrigo logo responde com as opções e orçamento.

Para fechar, ainda descobri que temos um amigo em comum, de longa data, o que tornou um prazer ainda maior fechar o negócio com a Idea-Pró. Logo, logo, irei pegar a top case, no mesmo padrão. Por enquanto vou usar a top-case Givi que eu já tinha da XRE, que passou para a V-Strom e agora chega a Tiger.

Share

Deixe o seu comentário

6 comentários para este artigo.

Deixe um comentário

*