Moto Explorer

February 7, 2018 - Mitas E-08

February 7, 2018 -  ?> | 2 comments | Motos, Pneu, Segurança

pneu mitas e-08Os pneus originais foram trocados com a marca de 17.928 km. Poderia andar mais uns 2000 km, mas o balanço que a moto experimentava ao passar por imperfeições na pista começou a me deixar cismado. Foi aí que entrou o pneu Mitas E-08, sugestão do Rodrigo da Idea-pro. Este pneu é 80/20 on-off road e irá servir bem para a viagem de final de ano, rumo a Patagônia.

Primeiros mil quilômetros do pneu Mitas E-08

Mil quilômetros depois, posso afirmar que gostei do pneu.Como tem gomos bem separados, ouve-se um pouco de barulho, além de notar, quando em baixa velocidade, que o guidão trabalha com os gomos, mas nada que seja uma característica ruim. O desgaste nesse período de uso também é impercebível.
Algo que me deixou com a pulga atrás das orelhas foi que a roda dianteira começou a esvaziar. Fui na oficina que trocou os pneus e desmontamos o pneu para ver o que era. Foi fácil, aqueles pelinhos que ficam em todo o pneu (rebarbas da fabricação) ficam muito próximos da borda do aro. Arrumado isto, a calibragem ficou constante.

Percebi uma ótima aderência do pneu sob todos os tipos de piso. Em curvas também comporta como os outros pneus. Ainda não fiz uma grande viagem com este pneus, apenas uso urbano, mas mesmo assim o desempenho é bom.

Depois de 11.000 km rodados

Após a viagem ao Ushuaia, ainda a ser publicada, posso comentar mais a respeito do Mitas E-08. Aguentou bem a viagem e o desgaste foi normal, apesar das imensa retas da Argentina. Quase ao final da viagem fiquei preocupado, pois o TWI do pneu fica quase na lateral, e eu não conseguia dizer se poderia acabar a viagem.

Mas ao trocar, com a marca de 13.727 km rodados, percebi que havia mais borracha para queimar, ou seja, o pneu tem um bom desempenho no quesito durabilidade. A parte central da banda não fica tão macia como nos pneus 100 % on road, o que certamente é um fator bom quando se está bem longe de casa.

Em resumo, comprarei outro par. O pneu tem boa aderência, estabilidade e, em nenhum momento esboçou shimming. Manteve a pressão, pois por incrível que pareça, é dificílimo achar postos com calibradores para pneus. E quando acha tem fila quilométrica!

O único senão, que soube depois, em conversa com outros motociclistas, é que eu devia ter baixado a calibragem em até 3 psi, pois este pneu não precisa seguir a recomendação da Triumph, além de não ser um pneu essencialmente on road. Isto poderia ter aumentado a expectativa de vida, mas para a minha interpretação, este pneu cumpriu com o que eu esperava em uma viagem tão longa.

Para quem quiser saber mais sobre a linha de pneus da Mitas, basta visitar está página: pneus Mitas.

pneu Mitas E-08

Pneu ao final da vida, veja o TWI como estava longe.

Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários.

Share

Deixe o seu comentário

2 comentários para este artigo.

  1. Diego Ehmke on 7 February 2018 10:20 pm

    Boa noite amigo, tudo bem?
    Como foi o comportamento dele na chuva?
    Sentiu alguma instabilidade?
    Já ouvi muitos reclamando que acharam liso.
    Abraço

  2. Renato on 8 February 2018 4:23 am

    Olá, Diego. Não sou um exímio piloto em chuva, mas eu me senti seguro com o pneu. Nenhuma balançada, nem controle de tração intervindo.

Deixe um comentário

*