Moto Explorer

November 23, 2014 - Malas de Alumínio

November 23, 2014 -  ?> | 6 comments | Dicas


Warning: Undefined variable $order in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/plugins/wordpress-gallery-slideshow/org/myplugins/slideshow/slideshow.class.php on line 82

Malas de alumínioPensando na viagem do início do ano, saí em busca das malas de alumínio ou baús, como chamam alguns. Fiz uma boa pesquisa, consultei amigos, lojas na internet e alguns fabricantes nacionais. Sempre contrapondo as malas de alumínio com as de plástico. O que saltam aos olhos é o preço das marcas premium, quase todas importadas. Pior ainda é quando você consulta o preço na Europa. Realmente o custo Brasil é o que nos faz andar para trás. Para se ter uma ideia, trazer um jogo de malas de alumínio da Alemanha, pagar o frete e o imposto ainda te faz economizar alguns trocados. Quando já estava quase fechando um jogo de malas da Hepco & Becker lembrei de um fabricante, que por coincidência é aqui de Curitiba, a Idea-Pró.

Pedi ao Rodrigo para conhecer as malas de alumínio e quando lá cheguei fiquei muito impressionado com a qualidade. Mesmo não contando com uma capacidade produtiva que permita o investimento pesado em ferramental específico, a Idea-Pró oferece um produto com uma boa solução no acabamento dos cantos e da borda, vedação e fechadura projetada por eles mesmos, toda em aço inoxidável. Ao invés de rebites, a Idea-Pró optou pela solda, o que acabou ficando melhor, segundo a minha percepção. As cantoneiras são em alumínio fundido, as minhas em areia e as próximas já serão coquilhadas, com um acabamento ainda superior.

As malas laterais de alumínio são oferecidas, por padrão, em dois tamanhos: 36 e 41 litros, que servem em quase todas as motos com apenas um escape lateral. O suporte das malas é vendido a parte e segue o mesmo padrão de qualidade. As tampas podem ser aberta pela frente ou pro trás, permitindo bascular, ou em ambas, retirando a tampa fora. Existem ganchos na parte lateral da tampa para a amarração de carga.

Escolhi as minhas sem pintura, mas acabei aplicando papel contact internamente para diminuir a sujeira devido ao óxido de alumínio que sai com o atrito. E ficou muito bom, apesar do trabalho que deu. Diminui também o ruído metálico, pois o adesivo acaba abafando o som. Como opção as malas de alumínio podem vir em epóxi preto ou ainda envelopadas com algum tipo de adesivo que o cliente queira aplicar.

Fiz um bate e volta à Morretes e instalei as malas para ver se alterava muito o comportamento da moto, mas não notei nada, apenas a passagem nos corredores é que se torna mais complicada devido a largura total da moto, mas até dá para ir, com calma. Falta um teste definitivo com carga. Preciso arrumar uns sacos de arroz!

Se estiver interessado em adquirir as malas, entre em contato pelo site que o Rodrigo logo responde com as opções e orçamento.

Para fechar, ainda descobri que temos um amigo em comum, de longa data, o que tornou um prazer ainda maior fechar o negócio com a Idea-Pró. Logo, logo, irei pegar a top case, no mesmo padrão. Por enquanto vou usar a top-case Givi que eu já tinha da XRE, que passou para a V-Strom e agora chega a Tiger.

Share

Deixe o seu comentário

6 comentários para este artigo.


  1. Warning: Undefined variable $avatar in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/themes/expedition/comments.php on line 33
    Chris on 24 November 2014 9:44 am

    Hi Renato,

    Nice boxes! Spray inside and outside of the boxes with clear coat varnish or it will start oxidizing and get darker and make a mess out of all your stuff inside. They sell the clear sprays at paint stores and it should last a long time. It’s nice that it has all stainless hardware, that should keep the oxidation around the bolts down to minimum.

    Don’t keep them too pretty though, load them up and come down here 🙂


  2. Warning: Undefined variable $avatar in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/themes/expedition/comments.php on line 33
    Renato on 24 November 2014 9:11 pm

    Hi, Chris! I put an adhesive plastic inside covering the raw aluminum sheet. Seems good! Good idea to spray varnish I’ll look for one and then apply.

    Yes, in July we’ll heading Paraguay to visit you!


  3. Warning: Undefined variable $avatar in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/themes/expedition/comments.php on line 33
    Chris on 24 November 2014 10:59 pm

    The best clear coat you can get is the one that they use for cars (It has a hardener that has to be mixed in) and that will last a long time. Put a couple of eye hook on the lids too, they come handy for strapping things down like sleeping pads and dry-bags. If Patricia is still in Germany, have her bring a Ortlieb dry bag for you, they are the best you can ever buy. Mine is 6 years old and it still looks brand new. (You remember the big black bag right?:))


  4. Warning: Undefined variable $avatar in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/themes/expedition/comments.php on line 33
    Renato on 25 November 2014 8:33 pm

    HI, Chris. I bought a similar bag and it does the job very well. Patrícia weren’t in Germany but in México. The box cover come with eye hooks. I’ll search the coats to prevent the oxidation. I’m counting down to begin the next trip 🙂


  5. Warning: Undefined variable $avatar in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/themes/expedition/comments.php on line 33
    Paulo on 12 December 2014 1:30 pm

    Olá Renato ! ! !
    Show de bola as malas. Também adquiri um conjunto idea-pro e estou plenamente satisfeito.


  6. Warning: Undefined variable $avatar in /home/u184984184/domains/motoexplorer.com.br/public_html/wp-content/themes/expedition/comments.php on line 33
    Renato on 16 December 2014 2:07 pm

    Olá, Paulo. Estive no Rodrigo ontem e vi a sua moto com o top case. Bela moto!

Deixe um comentário